Equipe Multiprofissional

TERAPIAS: ÁREAS DE ATENDIMENTO

A Escola proporciona atendimentos terapêuticos individuais e constantes para todos os alunos nas áreas multidisciplinares, com quadro de profissionais das áreas de Educação, Assistência Social, Terapia Ocupacional, Fisioterapia, Psicologia, Fonoaudiologia e Neurologia e Assistência Social.

A Equipe Multidisciplinar trabalha em conjunto com as especificidades do aluno, para que cada atendimento seja pontual com resultados efetivos.

Setor de Fisioterapia

Atua na promoção da saúde, na prevenção de problemas físicos e orgânicos e no desenvolvimento de diagnósticos funcionais para elaboração do tratamento, objetivando a melhora da funcionalidade do corpo, habilitação e reabilitação do aluno.

O atendimento é individual com auxílio de alguns aparelhos como espaldar (barra de apoio para alongamento), bola, bicicleta ergométrica, Xbox, rolo, bastões, elásticos, cordas, escadas com degraus e rampas, pranchas de equilíbrio e colchonetes.

Setor de Fonoaudiologia

Realiza diagnóstico, reabilita e previnem distúrbios na linguagem oral, escrita, voz, perda auditiva, linguagem alternativa, utilizando recursos como software, jogos pedagógicos, exercícios fonoaudiólogos, reeducação para uso adequado da voz. Alunos com dificuldades na alimentação também são assistidos e realizadas adaptações especificas no uso de talheres e copos para facilitar a ingestão de alimentos.

Setor de Terapia Ocupacional

Intervém junto ao paciente potencializando habilidades e capacidades funcionais, respeitando suas limitações com orientação para emancipação, apoio ao desenvolvimento social com atividades do cotidiano, auto cuidado e comportamentos em situações distintas. Utiliza a Arteterapia e Ludoterapia como recursos auxiliares para manifestação de expressões orais, gestuais e alternativas, para compreensão dos sentimentos, prevenção e reorganização de comportamentos inadequados.

Setor do Serviço Social

Trabalha juntamente com a família dos alunos com deficiência, a melhor adequação à sociedade e a utilização das redes de apoio e recursos disponíveis, para usufruir dos direitos que lhes são oferecidos. São realizados encaminhamentos e acompanhamentos ao mundo do trabalho bem como orientações quanto à aquisição de medicamentos, exames médicos e tratamentos de maior complexidade.

Setor de Psicologia

Realiza anamnese, aplica testes formais e informais, elabora estratégias de atendimento que venha ao encontro da necessidade do aluno, orientações às famílias, oportuniza momentos de reflexão e comprometimento consigo mesmo em questões pertinentes à sua faixa etária, visa autonomia e desenvolvimento integral. Orienta as famílias sobre o processo cognitivo, afetivo, social e inserção no mundo do trabalho através de atendimentos individuais.

Setor Médico

Na especialidade de Neurologia, realiza anamnese, consultas para acompanhamento de quadros neurológicos, orientações quanto a mudanças e/ou efeitos colaterais que possam surgir em função de medicações, avalia, faz encaminhamentos para exames e tratamento para outras especialidades.

Setor de Musicoterapia

Tem como objetivos favorecer o desenvolvimento do estudante de forma global, auxiliando em sua educação, reeducação, através da reestruturação de conceitos básicos de ritmo, memória, percepções, orientações espacial e temporal, comunicação e expressão, social e relaxamento. Utilizam instrumentos musicais, objetos intermediários e atividades que exploram a expressão corporal, como forma de contribuição no desenvolvimento das relações pessoais e ambientais, expressão de sentimentos, consciência corporal, confiança, interpretação de afetos com atividades em grupos e individuais. As ações consistem em coral e comunicação (Rádio Vozes da Primavera), na qual todos os alunos participam, com resultados satisfatórios e benefícios reconhecidos em todos os setores da escola. Diante da relevância dos projetos, sensibilidade das ações e o impacto social que é promovido, não há como moderar a descrição, pois agregam valores a todos participantes.