BREVE HISTÓRICO DA ESCOLA ESPECIALIZADA PRIMAVERA

A Escola Especializada Primavera, foi constituída pela Assembleia Geral em 30/09/71, em Curitiba-PR sua entidade mantenedora é uma Associação sem fins lucrativos. No ano de 1998, pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação, Lei nº 9394/96, a Escola passou a denominar-se Escola de Educação Especial Primavera, sendo que a Entidade Mantenedora permaneceu com a mesma razão social. Em 2012, com o início das Escolas de Educação Básica Modalidade de Educação Especial no Estado do Paraná, a escola passou a denominar-se Escola Primavera – Ensino Fundamental na Modalidade de Educação Especial.

É reconhecida de Utilidade Pública Municipal, Estadual e Federal e Certificado no CNAS.

Estabeleceu parceria com a Secretaria Municipal da Saúde, a partir de  Outubro de 2004, através da Portaria nº 1635/GM,  implantando o Serviço Ambulatorial com equipe multiprofissional que funciona concomitantemente à Escola, ofertando ao estudante terapias gratuitas.

Historicamente, a Escola Primavera – Ensino Fundamental na Modalidade Educação Especial vem realizando a tarefa de priorizar o atendimento educacional de qualidade aos seus estudantes, vislumbra no horizonte a formação profissional e colocação em mercado de trabalho, com cursos livres que contemplam as diferentes habilidades necessárias para o desempenho de atividades laborais, priorizando seu papel de cidadão.

Com capacidade para atendimento a cento e oitenta alunos distribuídos em dois períodos, manhã e tarde, vem, desde 1971, promovendo e defendendo a causa da pessoa com deficiência intelectual, tendo participado como titular em Conselhos Municipais de Direitos da Criança e Adolescente (COMTIBA)  e da Pessoa com Deficiência (CMDPPD) e sendo parte integrante da rede Febiex.

No perfil de alunos atendidos, salienta-se a presença de deficiência intelectual leve a moderada, de diferentes etiologias, associadas ou não a síndromes genéticas. Cerca de 10% de famílias favorecidas economicamente, aproximadamente 25% de famílias de classe média e 65% em condições menos favorecidas, porém, com atendimento gratuito e oferta de terapias com equipe clínico terapeuta semanalmente.

A Escola Primavera – Ensino Fundamental na Modalidade Educação Especial, situa-se à Rua Monte Castelo, 1040, Bairro Tarumã, CEP 82530-200, fone: (41) 3262-7473.

E-mail: escolaespecializadaprimavera@gmail.com
Fan Page: https://www.facebook.com/escolaespecializadaprimavera